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Aprenda Fazer uma Dieta Saudável

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Como todos nós sabemos, esta mais que comprovado que a alimentação está diretamente ligada ao bom funcionamento do nosso corpo e à saúde de modo geral.

Uma alimentação feita continuamente de forma errada, como por exemplo, consumo abusivo de sódio, açúcar e gorduras, podem acabar desencadeando diversos tipos de doenças graves.

Sendo assim não podemos questionar de maneira nenhuma a importância de uma dieta saudável.

Resolvemos abordar neste artigo alguns dos pontos mais importantes de uma alimentação saudável, a fim de orientar nossos leitores sobre este assunto que é de suma importância para a saúde e o bem estar.

Na maioria das vezes as pessoas só se preocupam em praticar determinado tipo de dieta quando desejam ou precisam emagrecer. O que faz com que uma dieta saudável seja ainda mais interessante é que ela não é diretamente voltada ao emagrecimento, mas na medida em que a pessoa começa a se alimentar de forma correta a tendência é que haja um emagrecimento natural e saudável.

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Separamos algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia e quem sabe começar a praticar uma dieta saudável:

1. Coma durante todo o dia:

As principais refeições do dia são o almoço e o jantar, ou seja, são nestas refeições que estamos aptos a comer a maior quantidade de alimentos considerados pesados.

Por isso os nutricionistas recomendam que se faça pequenas refeições durante o dia, em um espaço de 3 em 3 horas. Dessa maneira ao chegar a hora das refeições principais já estaremos bem alimentados e naturalmente iremos consumir uma porção bem menor de alimentos calóricos.

Para você entender melhor qual seria a ordem ideal para se alimentar durante o dia veja a dica abaixo:

  1. Ao acordar tome o café da manhã.
  2. Faça um pequeno lanche no meio da manhã.
  3. Almoço.
  4. Um pequeno lanche no meio da tarde.
  5. Jantar.
  6. Um pequeno lanche antes de ir dormir (Apenas se realmente sentir vontade)

2. Dê sempre preferência aos alimentos naturais:

Um dos maiores vilões da alimentação são os alimentos industrializados, eles em sua maioria contêm muita quantidade de sódio, corantes e conservantes. Em longo prazo muitas doenças podem acabar surgindo devido aos efeitos destes alimentos.

Não tem necessidade de simplesmente isolar os alimentos industrializados. Mas é recomendável que evite usá-los sempre que puder. Um bom exemplo são os sucos e molhos, procure sempre fazê-los você mesmo, com produtos naturais.

Procure introduzir mais frutas e legumes em seu cardápio, existem inúmeros tipos de vegetais que além de saudáveis, também são muito saborosos e colorem a mesa.

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3. As carnes:

Ao consumir carnes dê preferencia às carnes brancas, nunca às frite, prefira grelhar, assar ou cozer. Não é preciso parar de consumir as carnes vermelhas, porém procure consumi-las poucas vezes durante a semana. As carnes mais recomendadas são a de frango e peru.

Os peixes também são aliados fortes da dieta saudável por ser altamente proteicos e também ser uma fonte de ômega três, por isso procure consumi-los o máximo que puder. Sua saúde só tem a agradecer.

Dica: Assim como as carnes, prefira cozer, assar ou grelhar os peixes.

4. Aprenda comer coisas variadas:

Muitas pessoas acham que determinado tipo de alimento é saudável e outro é ruim, quando na realidade não existe alimento ruim ou não saudável. O que existe na realidade são as porções que se deve consumir para cada alimento, a fim de controlar a quantidade de nutrientes.

As carnes vermelhas seriam um bom exemplo. Não devemos comê-las sempre, mas elas também têm sua importância.

Os vegetais que se tornaram sinônimo de alimentação saudável acabam não sendo tão saudáveis se você consumir apenas eles. Nosso corpo precisa de diversos tipos de nutrientes para exercer um bom funcionamento. Por isso é recomendável comer de tudo um pouco sempre em pequenas quantidades.

5. A importância da água:

A água é e sempre será a maior aliada do nosso corpo. Independente de qualquer coisa você precisa consumir pelo menos 1,5 de água por dia. Claro que você pode acrescentar um chazinho sem açúcar para não ficar só na água. Mas o que é mais importante é não deixar de lado esta regra.

Em nosso blog tem um artigo que fala mais detalhadamente sobre este assunto. Nele estamos falando sobre a água na dieta dukan, mas todos os detalhes servem para qualquer tipo de dieta e também para uma alimentação saudável.

Acesse o artigo para você saber mais sobre a importância da água na dieta.

6. A importância dos alimentos antioxidantes:

Existem diversos tipos de alimentos que contem substancias antioxidantes. Eles são aliados indispensáveis do organismo, por serem capazes de prevenir doenças e a oxidação das células. Esse grupo de alimentos também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Veja alguns exemplos de alimentos antioxidantes:

  • As frutas cítricas
  • As frutas vermelhas
  • Aveia
  • Linhaça
  • Mamão
  • Abacaxi
  • Azeite de oliva
  • Pepino

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7. Leite e seus derivados:

É claro que todos nós gostamos de um iogurte, um pedacinho de queijo e um copo de leite. Porém devemos ficar atentos, pois esse tipo de alimento é sempre rico em caloria e colesterol. É extremamente recomendável que você substitua todos estes alimentos pelas versões magras sem gorduras.

Outra recomendação muito importante, que serve não só para os laticínios como para qualquer tipo de alimento, é sempre ler os rótulos dos produtos. Nem sempre a quantidade de calorias deve ser vista como fator principal na escolha do alimento. Devemos prestar mais atenção nos nutrientes e quantidade de gorduras também.

8. Alimentos integrais:

Sempre que possível dê preferência aos alimentos integrais. Eles trazem diversos benefícios ao nosso organismo, principalmente em se tratando do sistema digestivo.

O consumo de alimentos integrais ajuda a retardar a absorção de colesterol e é uma ótima fonte de energia. Além de ter pouca caloria.

Veja uma breve lista de alimentos integrais:

  • Arroz integral
  • Farinha de trigo integral
  • Pão integral
  • Macarrão integral

9. Coma tudo o que você gosta:

Sim! Embora pareça incorreto isso é perfeitamente recomendável. Comer aquilo que te faz sentir bem, também faz parte de uma dieta saudável. Como dissemos antes, o que se deve observar é a quantidade que se consome de determinado alimento. Nenhum alimento deve ser totalmente rejeitado.

10. Os exercícios físicos:

Exercícios não tem nada haver com alimento, mas com certeza também são parceiros de uma dieta saudável.

Procure praticar diariamente pelo menos 20 minutos de exercícios, isso só te trará benefícios. Vamos deixar abaixo uma lista dos tipos de exercícios que você pode fazer para auxiliar e fortificar sua dieta no dia a dia.

  • Natação
  • Corridas
  • Caminhada
  • Musculação

É muito importante lembrar que antes de praticar qualquer tipo de exercício é recomendável fazer alongamento e aquecimento. Essa pratica pode evitar que você sofra com lesões musculares.

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Pronto!

Espero que você tenha gostado destas dicas de alimentação saudável. Lembre-se que estas dicas não fazem parte de uma dieta para perder peso, mas sim uma dieta que poderá trazer benefícios para você de modo geral.

Uma vez que você deixa de comer de forma errada e começa a se preocupar mais com sua alimentação a tendência é sempre boa em relação à saúde, inclusive para o emagrecimento.

Você pode receber informações profissionais sobre como praticar uma alimentação saudável de forma correta, nós recomendamos o curso “Alimentação Saudável”. Não deixe de dar uma olhada, afinal os benefícios são inúmeros e podem valer para vida toda.

Para finalizar fizemos uma pesquisa sobre coisas que são prejudiciais para nossa saúde e encontramos um artigo muito legal que mostra quais são os vilões da alimentação. Confira!

ATENÇÃO: Projeto Viver Magra. Chegou a Hora de Você Mudar de Vida!
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