Home / Cardápio Dukan / Cardápio detalhado Fase de Consolidação Dieta Dukan

Cardápio detalhado Fase de Consolidação Dieta Dukan

QUE TAL SECAR A BARRIGA?
3 Movimentos Testados para Secar Barriga.
Assista ao Vídeo Gratis!

Desde já lhe parabenizo por ter alcançado esta fase de consolidação da dieta dukan. O que significa que você foi forte o bastante e que está no caminho certo rumo ao emagrecimento definitivo.

Não preciso nem dizer que esta fase é extremamente importante como todas as outras. Portanto jamais deixe de continuar firme em sua jornada. Pois você poderá por tudo a perder.

Seja forte!

Lembrando que para se calcular quanto tempo de duração a fase de consolidação terá, basta calcular 10 dias para cada quilo perdido até aqui, ou seja, durante as fases de ataque e de cruzeiro.

Mas antes de irmos ao Cardápio eu gostaria de dizer que estamos oferecendo um Livro de Receitas Dukan GRATUITO que você pode baixar agora mesmo.

São diversas receitas para incrementar sua dieta – CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!

Então vamos ao cardápio detalhado para fase de consolidação.

cardápio-fase-de-consolidação-dieta-dukan

Proteínas e Legumes

Como já sabemos bem, durante a fase de cruzeiro consumimos um dia de proteínas puras e outro dia de proteínas e legumes. Sendo assim, creio que já estamos familiarizados com estes alimentos.

A partir de agora esta alternância já pode ser deixada de lado, poderemos consumir os alimentos de forma integral e/ou simultaneamente.

Só para ficar bem esclarecido vamos relembrar quais foram os alimentos que consumimos durante a primeira fase (ataque) e a segunda fase (cruzeiro):

  • Carnes sem gordura, de boi e vitela.
  • Peixes variados e frutos do mar.
  • Aves sem a pele (Menos a carne de Pato).
  • Ovos.
  • Proteínas derivadas dos vegetais.
  • Produtos Laticínios desnatados.
  • Legumes e verduras.
  • De 1,5 a 2 Litros de água.

Todos estes itens já são bem familiares para nós. Agora esta nova fase de consolidação abre as portas para outros alimentos que irão dar muito mais brilho ao seu dia a dia alimentar.

Vamos ver que alimentos são estes:

cardápio-fase-de-consolidação-dieta-dukan-frutas

As frutas

As frutas normalmente são consideradas saudáveis. Em partes isso é verdadeiro, se levarmos em conta de que se trata de um alimento natural. Mas se consumida em grandes quantidades, também, pode se tornar nociva à saúde.

Portanto fica autorizado a partir de agora 1 porção de fruta por dia. Todas as frutas estão autorizadas;

Exceto: Banana, uva, cereja e as frutas secas (Nozes, avelã, amendoim, amêndoa, pistache ou castanha de caju).

Para ficar ainda mais claro em relação à porção das frutas, vamos esclarecer:

Para frutas de tamanhos normais, pode-se consumir 1 unidade por dia. Como por exemplo a pera, laranja, maçã etc..

Em relação às frutas menores ou maiores o recomendável é consumir da seguinte forma:

  • Para frutas pequenas como morangos e framboesa, recomenda-se 1 copo.
  • Para frutas maiores como a melancia e o melão, recomenda-se 1 fatia.

Ressaltando que as frutas poderão ser consumidas apenas uma (1) porção por dia, levando as informações acima como regra.

cardápio-fase-consolidação-dieta-dukan-queijo

Os queijos

Para os queijos também fica autorizado uma (1) porção por dia. Levando em conta que poderemos consumir todos os queijos de massa “cozida”.

Por enquanto evite os queijos do tipo fermentados.

Em relação à quantidade da porção de queijo o recomendado é 40 gramas por dia nesta fase de consolidação.

Amidos

Em relação aos amidos, fica autorizado consumir apenas duas vezes por semana na fase de consolidação, o mesmo acontecerá para as refeições de gala.

Porém, existe um cálculo importantíssimo que deve ser feito em relação ao consumo de amidos, sendo assim:

  • Primeiramente você irá calcular a duração da sua fase de consolidação somando 10 dias para cada quilo perdido nas fases de ataque e de cruzeiro.
  • Depois desse tempo calculado, você deverá dividir em 2.
  • Tendo o tempo de duração da sua fase de consolidação dividido em 2, você deverá consumir uma (1) porção de amido por semana na primeira parte dividida e duas (2) porções de amido por semana para segunda parte dividida.

Vamos descrever abaixo alguns tipos de amidos que poderão ser consumidos nestas condições:

As massas;

Porções de no máximo 220 gramas evitando-se usar gorduras. Dê preferência ao molho de tomate fresco com cebola e condimentos.

Sêmola do cuscuz, polenta, triguilho e grãos de trigo integrais;

Estes tipos são permitidos em porções de no máximo 200 gramas, seguindo a regra de duas vezes por semana. Evite usar recipientes metálicos na preparação dos alimentos.

Lentilhas;

As lentilhas representam um tipo de amido que também pode ser consumido na fase de consolidação. Porções de no máximo 220 gramas de acordo com a regra das massas e sempre dando preferência ao molho de tomate fresco, cebola e condimento.

“Em casos de muita pressa, para preparação das massas, pode-se usar molho de tomate industrializado ou em conserva.”

Arroz e batata;

Estes também estão autorizados no tipo amidos. Porém, estes, devem ser consumidos muito ocasionalmente, ou seja, procure evita-los.

cardápio-fase-consolidação-dieta-dukan-carnes

A Carne

Em relação às carnes, nesta fase de consolidação existem algumas mudanças. Antes podíamos consumir apenas as partes magras da carne de boi e da vitela.

A partir dessa fase poderemos adicionar outros tipos de carnes como por exemplo:

  • Perna de cordeiro
  • Lombo de porco
  • Presunto branco

Estes são os alimentos que você poderá começar a consumir nesta fase de consolidação.

Lembre-se!

Ainda falta muito para seu corpo estar totalmente adaptado ao seu novo estilo alimentar. Portanto, qualquer descuido poderá por tudo a perder.

A Refeição de Gala

Com certeza é a parte da dieta que é a mais querida pelos seus praticantes, mas para ela deve ter algumas orientações importantes.

É exatamente como nas refeições de amidos. Teremos que dividir a fase de consolidação em duas partes iguais e consumir uma (1) refeição de gala por semana na primeira parte e duas refeições de gala na segunda parte dividida.

“Lembre-se não são dois dias por semana e sim duas refeições semanais.

cardápio-fase-de-consolidação-dieta-dukan-vinho

Como consiste a refeição de gala?

A refeição de gala poderá feita em qualquer uma das refeições diárias. porém o mais aconselhável é que se faça no jantar.

Na refeição chamada “gala” você poderá consumir qualquer tipo de alimento que desejar. Porém deve-se levar em conta duas condições:

1. Jamais repita! Coma tudo somente uma vez seguindo a seguinte ordem; Uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, um aperitivo, uma taça de vinho.

2. Evite fazer as refeições de gala no mesmo dia. Ex: Uma no Almoço e outra no jantar do mesmo dia. Você pode escolher de preferência os finais de semana ou em noites que for jantar fora.

As quinta-feiras

Agora que já sabemos tudo sobre o que consumir nesta fase de consolidação, em relação aos alimentos. Vamos falar agora de uma regra primordial que começa nesta fase.

Para equilibrar as refeições mais pesadas, incluindo as de gala. Fica tido como regra definitiva um (1) dia de proteínas puras, assim como na fase de ataque. Para este dia fica designada toda quinta-feira.

“Se por algum motivo você não puder fazer PP (proteína pura) em uma quinta-feira. Faça na quarta-feira ou na sexta-feira.”

O Farelo de aveia

Também é um item importantíssimo e que deve ser mantido nesta fase de consolidação. Sendo recomendado duas (2) colheres de sopa por dia.

Você encontra o farelo de aveia em várias lojas na sua cidade, mas ele também pode ser comprado em lojas online, onde você terá melhor comodidade.

Uma das melhores lojas de produtos naturais é a loja da Natue, onde você encontrará, além do farelo de aveia, diversos outros produtos naturais.

Atividades físicas

Em relação aos exercícios físicos você poderá fazer 25 minutos de caminhada por dia.

ATENÇÃO: Projeto Viver Magra. Chegou a Hora de Você Mudar de Vida!
Saiba Mais!

Aproveite e cadastre seu e-mail para receber dicas e novidades de Dieta, bem estar e saude:

Entregue por FeedBurner

60 Comentários em “Cardápio detalhado Fase de Consolidação Dieta Dukan

  1. Minha meta eram 10 kg e perdi 8kg, estou em duvida se entro na consolidação pq dizem que acaba perdendo mais peso nela e se eu emagrecer mais do que minha meta, ficarei horrivel! Minha mãe diz pra eu ir logo para a terceira fase, mas estou com essa duvida.. pq tb se nao emagrecer mais, nao terei chegado onde quero. O que eu faço?

    1. Ola conseguiu passar bem o fim do ano sem engorda? Tbem estou na dieta desde 15 de novenbro emagreci 5 kilos …hj estou no consolidacao volto amanha pra academia vamos ver se perro mais alguna coisa

  2. Olá , não cheguei no meu peso ideal , mas perdi 15 kg e estou me sentindo bem e resolvi entrar na fase de consolidação mas calhou de cair em plena quinta feira , o que faço ? COMEÇO COM A QUINTA PROTEICA?ou posso começar com o jantar de gala ?

  3. Olá….Estou super, hiper, mega ultra satisfeita com o resultado. Entro hoje na fase da CONSOLIDAÇÃO COMO MUITO ORGULHO DE MIM.
    Comecei a dieta em 13 de abril/2015 pesando 88,800kg…minha meta é de 75kg que já atingi. Tenho 57 anos e não quero perder mais para não ficar com a aparência do rosto muito envelhecida. Obrigada Dr. Pierre Dukan, sem vc não existiria esta dieta.
    Abraços a todos…não desistem, persistem!!!!

    Bjs diet’s!!!!

  4. Olá, estou na fase da consolidação e sempre surgem algumas dúvidas!!!
    Na refeição de amido, inclui a massa da pizza ou da esfiha por exemplo??? E quanto??

    1. falta 2 kilos para eu entrar na cosolidação, minha duvida é mesmo com a refeição de gala posso comer arroz 2 dias por semana e junto com posso comer o feijão ou não posso misturar os dois aguardo um retorno ansiosamente

  5. Zungaboo….estou com umas dúvidas,precisava perder 7 kgs e consegui,cheguei na terceira fase,da consolidação,estou na dúvida se posso comer uma colher de arroz todo dia ou só duas vezes por semana?Outra coisa,os queijos que eram permitidos na fase Ataque e Cruzeiro posso continuar comendo a vontade ou preciso reduzi-los para 40 grs por dia??Obrigada pela ajuda!!!

    1. Olá Suely,

      É preferível que siga a risca as regras dessa fase, para que não ocorra o efeito sanfona.

      Os queijos que eram permitidos na fase ataque e cruzeiro, pode continuar a ser consumido a vontade nessa fase.

      Abraço!

    1. Olá loka,

      Pode sim! A partir da fase de consolidação você pode consumir todos os alimentos autorizados
      nas fases anteriores, além de vários outros que entram para somar. Como é o caso das frutas e
      farináceos.

      Abraço!

  6. Olá, Vou começar a minha consolidação exatamente no natal, estou muito feliz pois eliminei 13 quilos em 2 meses e 3 semanas. Um ótimo natal a todos e um ano novo ainda melhor!

  7. Estou na fase de consolidação,na fase de estabilização posso comer bolo,salgadinhos de festa,pizza lasanha em que dias e como?/Uma vez por semana??Me dê umas dicas.obrigada!!

    1. Olá Cristiane,

      A alimentação na fase de estabilização é praticamente normal, mas você deverá
      controlar as coisas.

      Tudo que você aprendeu nas outras fases servem como aprendizado.

      Dê sempre preferência a uma alimentação mais leve e essencial, objetivando manter
      o peso.

      Mas com certeza, com moderação, você poderá comer tudo aquilo que sente vontade.

      Desejo tudo de bom!

  8. Olá, estou prestes a entrar na fase da consolidadação, eliminei 20 quilos em 4 meses. Estou com dúvida sobre o consumo dos amidos. 1º Posso misturar 2 amidos na mesma refeição, por exemplo: arroz e feijão, obedecendo a quantidade permitida?; 2º É uma refeição separada de refeição de gala, oi as duas permissões são para uma única refeição?; 3º Maionese/Margarina (light ou zero colesterol), óleo de oliva são possíveis consumir agora
    Obrigada.

    1. Olá Márcia,

      Sim, obedecendo a quantidade permitida você pode consumir mais de 1 alimento, porque
      no caso se trata de uma refeição de amido.

      As refeições de amido são diferentes e separadas da refeição de gala. São duas de gala
      e duas de amidos por semana.

      Porém temos que lembrar que na primeira etapa da fase de consolidação são apenas 1
      refeição de gala por semana e 1 de amido por semana.Somente a partir da segunda etapa
      que podem ser duas semanais de gala e de amidos.

      Todas as refeições devem ser feitas em dias separados e procure não fazê-las em dias
      seguidos.

      Em relação aos alimentos eu sugiro que continue evitando e se usar use de forma
      bem moderada.

      Continue sempre observando o peso.

      Desejo boa sorte!

  9. Hoje passo para fase de consolidação. Estou feliz por eliminar 10 kgs em 2 meses e 3 semanas!!! Uma dúvida: no dia a dia o que acrescenta é uma fruta e que posso comer pão integral, não é? Estou receosa de introduzir massas.

  10. Boa noite!
    Eu estou com duvida na forma de como montar meu cardapio para a fase consolidação, pois no livro diz que 1 vez por semana podemos comer arroz ,feijão, batata e outras coisas.e também teremos uma refeição de gala por semana.
    Minha duvida é eu posso durante a semana toda nos 7 dias me alimentar assim.
    4 dias de PL, 1 dia de PP, 1 dia de arroz com feijão e mais a refeição de gala.
    Ou claramente como seria este cardapio como comer estes alimentos será que entenderam minha duvida e podem me ajudar.
    desde já agradeço

    1. Olá Sulamita,

      Você pode sim fazer dessa forma. Porém dê preferência ao arroz integral.

      A fase de consolidação deve ser dividida em duas etapas iguais. Na segunda
      etapa da fase você poderá consumir 2 refeições de amido e 2 de gala na semana.

      O dia de PP deve ser a quinta-feira.

      Ressaltando que você poderá fazer apenas uma refeição de amido na semana. Então
      no dia de arroz com feijão que você citou deverá ser apenas uma refeição desse
      tipo.

      já na segunda etapa quando você poderá consumir 2 refeições semanais, elas não
      poderão ser no mesmo dia.

      Em relação a refeição de gala, na segunda etapa onde você poderá fazer 2 por
      semana. Elas não poderão ser feitas em dias seguidos.

      Você precisará passar pelo dia de PP entre uma refeição de gala e outra.

      No mais é só seguir as regras do livro que tudo vai se encaixando.

      Desejo boa sorte e tudo de bom!

  11. Estou com 30 dias da dieta (fase cruzeiro) já perdi 6.600kg falta só 2.400Kg para atingir meu objetivo e passar para a terceira fase CONSOLIDAÇÃO ufa!!! Não vejo a hora !!!
    Obrigada por vcs terem me ajudado a chegar até aqui.

  12. somos o que queremos ser! eu queria ser magraaaa, fiz inumeras dietas ao longo da minha vida, apos o casamento e 2 filhos; hoje com 49 anos, ( 29 de casamento) finalmente consegui chegar nos 54.400 kg. to tao feliz pois ha uns 15 anos nao conseguia atingir esse peso. o ideal é: querer, e ter determinacao. eu estudei muito essa dieta DUKAN, e quando resolvi q iria faze-la, fui ao mercado e comprei tudo q precisaria e comia somente o que estava permitido. agora comeco o processo de estabilizacao, tenho algumas duvidas no proceder dessa fase, mas continuo lendo tudo sobre a msm, e sei que vou conseguir ficar magra forever. DEUS abencoe o dr. dukan

  13. Estou super feliz com a dieta Dukan, hoje, 16 de setembro de 2014, fazem exatamente 27 dia que iniciei a dieta, perdi exatos 7.500 kg, precisava dar o meu depoimento, estou muito feliz, detalhe, sou hipertensa desde os 28 anos de idade, estou com 51, minha pressão nunca havia chegado ao nivel de hoje, 11.5 por 7.2. É uma vitória, estou super bem. Feliz, feliz, feliz demais.

  14. Eu estou fazendo a dieta desde 21 de julho de 2014, faz umas 3 semanas que não saio do mesmo peso, comecei com 67,8 e estou agora com 63, quero chegar aos 60 para ir pra fase 3 mas tá difícil, perdi bastante medidas tb,

    1. Olá Rosana,

      Isso é normal, porém você precisa fazer algumas coisas.

      Fiz um vídeo falando sobre a caminhada na dieta dukan e
      nele eu falo exatamente sobre isso que está acontecendo
      com você.

      Sugiro que assista,pois talvez possa lhe ajudar.

      Para assistir ao vídeo agora mesmo é só você
      CLICAR AQUI!

      Aproveite também para se inscrever no canal ok?

      Abraço e boa sorte!

  15. Olá, tenho intolerância a lactose, será que na dieta posso consumir leite 0 lactose da piracanjuba, pois no meu dia dia é o único derivado de leite que consumo.

    1. Olá Jussara,

      Se o leite for desnatado acredito que possa ser usado. Mas em relação a sua intolerância, sugiro que certifique-se com um profissional de saúde se está apta a fazer a dieta.

      Abraço!
      Abraço!

  16. Olá estou na dieta há 3 meses e entro hoje pra consolidação e gostaria de intender melhor , vou poder comer arroz e feijão juntos no mesmo dia , ? pois li que são permitidos apenas 1 porção dos alimentos 1x por semana . então ou como massa,arroz,batata.feijão TIPO não posso comer 2 porções por dia 1x ao dia , exemplo: arroz e feijão JUNTOS 1X POR SEMANA ?

    1. Olá Casseny,

      Creio que você pode sim comer os alimentos juntos no prato principal da sua refeição de gala.

      Os argumentos do livro realmente não são bem claros mas acredito que na refeição de gala você pode consumir alimentos que sente vontade.

      Porém você deve ficar atenta as recomendações. Como por exemplo: Não repetir a refeição e nem abusar nas quantidades.

      Abraço!

    1. Olá Joana,

      Olha, a tendência é que se perca peso naturalmente, se você seguir conforme o recomendado. Mas isso também pode variar de pessoa pra pessoa. O ideal é que se mantenha no ritmo a fim de se reeducar, pois os benefícios surgem pouco a pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo