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Dieta paleolítica, Aprenda fazer

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A dieta do momento é a dieta paleolítica. Seguida por celebridades internacionais, a dieta paleolítica também vem ganhando cada vez mais espaço no brasil.

Se você ainda não conhece ou ainda não ouviu falar sobre esta dieta vamos fazer um breve resumo antes de ir aos fundamentos:

A dieta paleolítica é uma dieta que propõe o mesmo estilo alimentar usado pelos nossos ancestrais, os homens da caverna.

Segundo os pesquisadores a alimentação dos nossos ancestrais é o que é ideal para o bom funcionamento do nosso corpo, e pode ajudar na prevenção de diversas doenças, além de auxiliar na perda de peso.

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A justificativa para este método é bem simples e lógica:

O corpo não foi criado para consumir alimentos industrializados, produzidos com tanta química. Por esse motivo sofremos com diversas reações indesejáveis, como doenças, dores e ganho de peso.

A partir do momento em que começamos a consumir aquilo que nosso corpo realmente precisa, as respostas benéficas irão aparecer gradativamente. Esta é a proposta básica da dieta paleolítica.

Como fazer a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica não traz uma regra específica. Para seguir este método você precisa apenas consumir os alimentos recomendados e parar com os alimentos que são considerados prejudiciais. Fazendo a alteração alimentar você já estará praticando a dieta.

Quais são os alimentos que devo comer?

  • Carnes
  • Aves
  • Ovos
  • Peixes
  • Vegetais de amido
  • Frutas

Alimentos que devem ser consumidos com moderação:

  • Azeite
  • Nozes
  • Café
  • Abacate
  • Chás
  • Bebidas alcoólicas

Alimentos proibidos na dieta paleolítica:

  • Laticínios
  • Grãos
  • Legumes
  • Alimentos processados
  • Alimentos conservados
  • Vegetais amiláceos (Ex: batatas, mandioca, milho)
  • Carnes gordurosas
  • Açúcar
  • Refrigerantes
  • Cerveja
  • Óleo industrializado e vegetal
  • Pão
  • Feijão
  • Biscoitos

Como temperar os alimentos na dieta paleolítica?

Para temperar os alimentos você tem a opção de usar, moderadamente, azeite, sal, pimenta, alho, cebola, salsa entre outros.

O sal do himalaias é o mais recomendado.

Duração da dieta paleolítica:

Esta dieta não tem um período específico de execução. Você pode segui-la como uma adaptação alimentar até atingir seus objetivos e continuar praticando uma alimentação adequada para manter.

Quais são as vantagens da dieta paleolítica?

Com este tipo de cardápio rico em proteínas a sensação de saciedade é forte. Por esse motivo, naturalmente, consumimos menores quantidades de alimentos no dia a dia. Além disso, os alimentos autorizados são muito fáceis de encontrar.

Quais são as desvantagens da dieta paleolítica?

Com a mudança radical na alimentação, a dieta paleolítica acaba sendo uma dieta rigorosa e difícil de seguir nos primeiros momentos.

O cardápio da dieta acaba deixando nosso corpo sem uma fonte de vitamina D, que deve ser compensada.

Abaixo vamos deixar uma opção simples de cardápio para dieta paleolítica para que você possa ter uma noção e a partir daí montar seu próprio cardápio?

Café da manhã

01 fruta de sua preferência

01 ovo mexido

Lanche da manhã

Algumas nozes

Almoço

01 prato de salada temperada com azeite

Carne de sua preferência, à vontade.

Frutas para sobremesa

Lanche da tarde

Frutas ou salada de verduras com ou sem azeite.

Jantar

01 prato de salada temperada com azeite

Carne de sua preferência, à vontade.

Frutas para sobremesa

Ceia
01 fruta de sua preferência

Recomendações importantes:

Durante esta dieta é recomendável beber água regularmente. Ou seja, beba pelo menos 1,5 de água por dia. Você também pode acrescentar um aperto de limão na água.

Antes de tomar qualquer decisão procure um profissional de saúde para lhe dar as devidas orientações de acordo com sua realidade.

Procure associar exercícios físicos para melhorar o desempenho da sua dieta. Uma caminhada diária pode ser uma boa ideia.

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